O Congresso

VOCACIONAL DO BRASIL

A Igreja do Brasil está se preparando para o 4º. Congresso Nacional da Vocacional, sentimos a necessidade de refletir sobre a questão das vocações em nossa realidade eclesial, sabemos que é urgente apresentar o tema vocacional, dando-lhe o devido lugar na pastoral de conjunto. Os novos contextos sócio-eclesiais exigem ousadia na apresentação de propostas vocacionais e a correspondente aplicabilidade entre os jovens e famílias, para que a urgente Cultura Vocacional seja promovida entre nós.

Por isso, promover um evento vocacional em âmbito nacional significa sensibilizar, animar e incrementar a Cultura Vocacional nas comunidades eclesiais. A reflexão, o estudo do tema ‘vocações’ e a partilha de experiências locais fortalece a consciência vocacional da Igreja.

O 4º. Congresso Vocacional deseja provocar a necessidade de se refletir sobre o sentido último da vida, sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir o tema vocacional para todos os âmbitos eclesiais e sociais, principalmente sobre a arte do discernimento vocacional tão urgente e necessário em nossa pastoral.

O 4º. Congresso Vocacional do Brasil acontecerá entre os dias 05 a 08 de setembro de 2019, no Centro de Eventos do Santuário Nacional Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida-SP. Contaremos com a participação de todos os regionais e dioceses do Brasil, com um público estimado em 650 pessoas. E também participa da organização e promoção deste evento a Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB e o Instituto de Pastoral Vocacional do Brasil – IPV. As vagas serão disponibilizadas para os convidados e delegados, conforme já informado aos coordenadores regionais.

Todos os batizados são convidados a aprofundar este tema “Vocação e discernimento” e, de uma maneira especial, os bispos, sacerdotes, consagrados, religiosos e leigos, envolvidos no Serviço de Animação Vocacional do Brasil. E, para que todo o povo de Deus viva também o Congresso Vocacional, se faz necessário alcançar todos, por isso deve haver uma programação, a nível Diocesano e também nos Regionais da CNBB, para que ganhem eco, desde antes do Congresso Vocacional, o tema e as reflexões que serão tratados e sirva como uma preciosa contribuição para os dias do Congresso Vocacional.

Para que alcance a todos, que sejam realizados Encontros Diocesanos para o repasse, estudo e reflexão do Texto Base do Congresso já disponível pelas Edições CNBB. Para a melhor organização sugerimos que seja realizada até março de 2019, de acordo com a realidade de cada Diocese.

Um momento importante nesta preparação para o 4º. Congresso Vocacional do Brasil, é a realização do Pré Congresso Regional, para que seja envolvido maior números de pessoas, para o estudo e reflexão do tema. E também nesta oportunidade, deverá ser respondido por todos o questionário avaliativo (Cf. anexo 2) que contribuirá para as reflexões dos assessores durante o congresso, e deverá ser enviado à secretaria do Congresso. Sugerimos que seja realizado até junho de 2019.

Enfim, contamos com a participação e envolvimento de todos neste importante momento de nossa caminhada vocacional do Brasil, e pedimos ao Senhor da messe, que continue enviando operários e operárias para Sua messe.

Fraternalmente,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto alegre – RS
Presidente da CMOVC

Dom José Roberto Fortes Palau
Bispo Auxiliar Diocese de São Paulo – SP
Bispo Referencial PV/SAV – CMOVC

Pe. Elias Aparecido da Silva
Diocese de Uruaçu – GO
Coordenador Nacional Pastoral Vocacional

 

VOCACIONAL DO BRASIL

COORDENAÇÃO DA PASTORAL VOCACIONAL DO BRASIL

Dom João Francisco Salm
Bispo diocesano de Tubarão
Presidente da CMOVC – CNBB

Dom José Albuquerque 
Bispo auxiliar de Manaus
Referencial para a PV Nacional

Pe. Elias Silva
Diocese de Uruaçu-GO
Coordenador Nacional da Pastoral Vocacional

Pe. Eliseu Donizete
Diocese de Mariana-MG
Vice-coordenador

Pe. José Alair
Diocese de Guarapuava-PR
Secretário da Pastoral Vocacional

Edna Maria
Arquidiocese de Brasília
Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote
Tesoureira

a) Tendo presente o que foi indicado para a “Realização do pré-congresso regional” (página 88 do Texto Base);

b) Considerando a letra g, que fala da resposta ao questionário avaliativo a ser enviado para a Secretaria Geral do IV Congresso Vocacional, no e-mail (pvnacionalcnbb@gmail.com);

c) Partindo do questionário refletido nas paróquias/dioceses, e fazendo uma síntese, convidamos a responder às seguintes questões:

 

PERGUNTAS AOS PRÉ CONGRESSOS REGIONAIS DA PASTORAL VOCACIONAL

1. Quanto ao tema do Congresso – “vocação e discernimento” -, quais os maiores desafios hoje a pastoral vocacional em teu Regional? Apresente dentre eles as duas principais urgências e possíveis sugestões para superá-las.

2. Avaliar a realidade de seu Regional, e verificar se ele consegue responder à necessidade de um discernimento vocacional, respeitando todas as etapas do itinerário vocacional, e oferecendo aos vocacionados/as os elementos necessários para uma decisão vocacional consciente e madura na fé?

3. Em nossa atividade pastoral (Projetos Regionais, Paroquiais e Diocesanos) estamos atingindos os jovens? E se sim, qual o perfil dos jovens que estão vindo até a Igreja, nos processos vocacionais? (Estrutura de fé, idade, escolaridade, vivencia eclesial, etc.) E ainda mais, o que estamos fazendo para alcançar os adolescentes e jovens que não estão inseridos no âmbito eclesial?

4. Levantar, a partir da própria realidade do Regional, iniciativas que estão contribuindo ou que podem ajudar no processo de discernimento vocacional, iluminando também outras realidades eclesiais.

5. No processo de discernimento vocacional se faz necessário, entre outros elementos, o aporte das ciências humanas, uma equipe vocacional preparada, a direção espiritual, a formação adequada dos responsáveis e a indicação de um projeto de vida. Como e de que modo estas exigências hoje estão presentes no trabalho serviço de animação vocacional, ou que poderiam ser implementadas?

6. O Sínodo dos Bispos, com o tema “Jovens, fé e discernimento vocacional’, é um acontecimento fundamental na vida e para a missão da Igreja. A partir do IV Congresso, e sua temática, o que seu Regional espera que seja assumido pela animação vocacional, que permita valorizar ainda mais a família e os jovens, propiciando um caminho de fé que leve ao um verdadeiro e efetivo discernimento vocacional?

7. Alguma indicação para a realização do 4°. Congresso Vocacional e para o importante trabalho do Pós congresso?

X