A preparação e realização do Sínodo da Juventude trouxe à tona um tema que afeta diretamente a vida de tantos jovens: os caminhos e as escolhas vocacionais. Nesse sentido, o Papa Francisco deixou claro que todos os setores eclesiais devem estar envolvidos no trabalho vocacional. A Igreja, como um todo, é convocada a acompanhar, orientar e apoiar homens e mulheres em seu discernimento vocacional.

Diante desta reflexão proposta pelo Santo Padre, será realizado o IV Congresso Vocacional do Brasil com o tema “Vocação e Discernimento” e o lema “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!” (Sl 25,4). O encontro acontecerá de 05 a 08 de setembro de 2019, em Aparecida (SP), e tem participação restrita a convidados indicados pela organização.

Para o bispo referencial da Pastoral Vocacional no Brasil, Dom José Roberto Fortes Palau, o Congresso será importante para despertar a Igreja e a todos os cristãos para a questão vocacional.

“Nós vamos discutir as mais variadas vocações e a Igreja precisa de que todos os batizados, aqueles que são cristãos, participem de suas comunidades. De modo muito particular, precisamos fortalecer a cultura vocacional em nossas dioceses, paróquias e comunidades. O Congresso Vocacional do Brasil é um despertar, é uma sacudida para que a gente possa trabalhar esse tema em nossas comunidades e, assim, criar uma cultura vocacional.”

O Congresso Vocacional é uma proposta da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, em parceria com outras instituições, como a Conferência dos Religiosos do Brasil e o Instituto de Pastoral Vocacional.

A ideia da organização é que, antes do congresso, as dioceses, regionais e paróquias promovam estudos sobre o tema “vocação e discernimento” como forma de preparação para o evento.

Fonte: CRB Nacional e CNBB